Envie agora sua mensagem para o locutor!

200
caracter(es) restante(s)

Previsão do tempo!

Agora o tempo está Nublado com 21ºC.

Envie agora seu recado ao nosso mural!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias: Geral

Tudo pronto para o 10º Canto Missioneiro
11h53, 17/05/2017

Os dias que antecedem a realização da 10ª edição do Canto Missioneiro da Música Nativa e 9º Canto Piá Missioneiro foram de intensas atividades na Secretaria Municipal de Cultura, produtores e voluntários que auxiliam na organização do festival. O evento tem início nesta quinta-feira, 18, às 19h30min, no Teatro Municipal Antônio Sepp, e segue até sábado, com a grande final em palco montado no Largo da Catedral Angelopolitana.

Na terça-feira, 16, a secretária de Cultura e presidente do festival Neusa Cavalheiro divulgou a ordem de apresentação das 32 músicas classificadas bem como os nomes dos intérpretes que defenderão as canções. Nomes consagrados da música gaúcha como Cristiano Quevedo, Jorge Freitas, Nenito Sarturi, Cristiano Fantinel, Nilton Ferreira e Érlon Péricles subirão ao palco do Teatro Antônio Sepp durante o Canto Missioneiro.

A mesa de jurados também traz nomes consagrados do nativismo como o músico violonista, cantor e compositor Marcelo Caminha; o cantor e compositor Antônio Fontoura; Juca Moraes, compositor, letrista e poeta; Juliano Javoski, cantor e compositor; e o poeta, compositor e artista plástico Léo Ribeiro Souza.

A secretária revela que espera um grande público nos três dias de festival. “É um evento de difusão da música gaúcha e tradicionalista já consolidado no Estado. Mesmo com pouco tempo para sua organização, acreditamos na grande presença do público”, disse.

Com entrada franca, a sugestão dos organizadores é para que a população faça a doação de alimentos não-perecíveis que serão repassados aos lares de idosos, do Menino e da Menina, ou auxiliem na Campanha Agasalho, desenvolvido pelo Governo Municipal, através do Gabinete da Primeira-Dama. As doações da comunidade serão acolhidas no acesso ao Teatro, durante a realização do Canto Missioneiro.

PROGRAMAÇÃO
A abertura oficial será às 19h30min de quinta-feira com a presença de autoridades locais e regionais; às 20 horas show com Confraria Recanto do Sabiá e, às 20h30min, apresentação das músicas classificadas na etapa local. Confira a ordem de apresentação:
ORDEM
MÚSICA
RITMO
INTERPRETAÇÃO
01
Valores
Canção
Cláudio Vargas
02
A mendiga da Catedral
Milonga
Claudino de Lucca
03
O canto do quero-quero
Chamamé
Kerly Mess
04
Prelúdio de primavera
Guarânia
Rubilar Ferreira
05
Meu chasque missioneiro
Vaneira
Pedro Noly Moreira
06
De garupa
Chote
Ezequiel Paiva
07
Missioneiro sentimento
Chamamé
Grupo Alma de Galpão
08
Na Bossoroca é assim
Rancheira
Indio Beiéco
09
Paisagem que contemplo
Canção
Eduardo Maycá
10
Dois corações
Milonga
Fábio Oliveira
 
No segundo dia do Festival, na sexta-feira, 19, às 20 horas, tem início às apresentações das doze músicas classificadas na etapa geral. A noite encerra com show de Tiago Quadros e convidados.  Ordem de apresentação:
ORDEM
MÚSICA
RITMO
INTERPRETAÇÃO
01
Caa Yari
Canção
Grupo Chão de Areia
02
A cicatriz da fronteira
Milonga
Cristiano Quevedo e Jorge Freitas
03
Flor da Fronteira
Vaneira
Lincon Ramos
04
Legados Missioneiros
Polca Missioneira
Nenito Sarturi e Leonardo Sarturi
05
De encher “os tarro”
Chamarra
Volmir Coelho
06
“Nos fim” de tarde
Vaneira
Jean Kirchoff
07
Em nome da terra
Milongão
Robledo Matins, Cristiano Fantinel e Nilton Ferreira
08
Jeito de Missioneiro
Vaneira
Maurício Rigon
09
Sul brasileiro
Chamarra
Ângelo Franco
10
Anjo na praça
Canção
Bah Q’Tri
11
Um isnuque a moda veia
Vaneira
Érlon Péricles
12
Caminhador
Chamamé
André Teixeira
 
No dia 20, sábado, a partir das 14 horas, acontece o 9º Canto Piá Missioneiro, no Largo da Catedral Angelopolitana – se o tempo permitir, caso contrário as apresentações serão no Teatro Antônio Sepp -, com dez músicas, divididas nas categorias Mirim (até 13 anos) e Juvenil (de 14 a 16 anos). Segundo informações dos organizadores, nestas categorias somente será avaliado pelos julgadores, a interpretação, não sendo exigido o ineditismo das composições. Confira a ordem de palco:
Mirim
Bethina Melchior – Um vistaço na tropa – Santo Ângelo
Júlia Almeida – Na alma e na voz – Novo Hamburgo
Maria Eduarda Meotti – Jujo de hortelã – Santo Ângelo
Maria Fernanda Costa – Era uma vez – Porto Alegre
Murilo Vargas – Origens – Santo Ângelo
Juvenil
Carolina da Veiga – Vitória Régia – Santo Ângelo
João Pedro Moraes – Poema da quinta lua – Igrejinha
Kássia Costa – Pela flor do amor que morreu – Gravataí
Letícia Roennau - Poema da quinta lua – Taquara
Thaís Barcellos – Poema não escrito – Viamão.
ENCERRAMENTO
A última noite do 10º Canto Missioneiro, no Largo da Catedral Angelopolitana, abre com a apresentação dos vencedores do 9º Canto Piá Missioneiro e, às 20 horas, reapresentação das 13 composições classificadas local e geral para a grande final desta décima edição. No encerramento, show com Luiz Marenco e, em seguida, a entrega da premiação às músicas vencedoras do festival.

 

Fotos vinculadas

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Ângelo