Envie agora sua mensagem para o locutor!

200
caracter(es) restante(s)

Previsão do tempo!

Agora o tempo está Ensolarado com 18 ºC.

Envie agora seu recado ao nosso mural!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias: Geral

Sábado será o Dia D da vacinação contra o sarampo
09h50, 29/11/2019
Voltada para jovens de 20 a 29 anos com esquema de imunização da tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola) incompleto, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo segue até sábado, 30, dia em que será realizada também a mobilização nacional do Dia D.
 
Em Santo Ângelo, no sábado estarão abertas das 8 às 17 horas as seguintes unidades: Secretaria Municipal de Saúde; Centro Social Urbano; Posto Ernesto Nascimento Sobrinho (22 de Março) e Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Nova.
 
De acordo com Juliane da Rosa, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha é seletiva, baseada na avaliação da caderneta para verificação da situação vacinal contra o sarampo.
 
Em Santo Ângelo, neste ano foram notificados 11 casos de sarampo, mas todos descartados. As salas de vacina funcionam nos seguintes dias e horários:
 
ESF- Rogowski: segunda, quarta e quinta (13h30 às 16h30min);
ESF-Subuski: segunda e quarta (7h30min às 11h30min);
ESF- São Carlos: terça e quinta (7h às 12h);
ESF-Nova: segunda a sexta (7h30min às 11h30min);
ESF- Garibaldi Carrera Machado (Indubras): Sexta-feira (7h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h);
ESF- União: segunda a sexta (7h30min às 12h);
Secretaria Municipal de Saúde: segunda a sexta (7h às 12h e das 13h30min às 17h30min);
Centro Social Urbano (CSU): segunda a sexta (7h às 12h e das 13h30min às 16h).
 
Vale lembrar que o Sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade.
 
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias. Sinais e sintomas: Febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza e olhos avermelhados e inchados.
 
Para a prevenção do sarampo o programa nacional e imunizações dispõem da vacina tríplice viral aplicada a partir dos 6 meses e com 1 ano e a tetra viral a partir de 1 ano e 3 meses.
 

Esta vacina ainda pode ser feita até os 49 anos de idade. Procure a sala de vacinas mais próxima de sua residência com a caderneta de vacinação para verificar se precisa aplicar uma ou duas doses da vacina.      

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Santo Ângelo