Envie agora sua mensagem para o locutor!

200
caracter(es) restante(s)

Previsão do tempo!

Agora o tempo está Ensolarado com 18 ºC.

Envie agora seu recado ao nosso mural!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias: Geral

Valorização do aposentado rural é tema de encontro
17h08, 09/10/2019
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo promoveu nesta quarta-feira, 9, o 22º Encontro de Aposentados Rurais, que reuniu representantes da 14ª Regional Missões da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag) composta por seis municípios.
A promoção foi realizada na sede do Grupo de Tradição e Folclore Coronel Aparício Borges, localizada no Parque de Exposições Siegfried Ritter. A programação contou com palestras, almoço e tarde com recreação e sarau dançante com a Banda Renascer.
Na abertura do evento, o padre Euclides Benedetti, da Paróquia Santo Antônio do Bairro Pippi, deixou uma mensagem especial aos 400 participantes do encontro.
 
O presidente da Comissão de Aposentados do STR, Oswaldino José Lucca, abriu a programação salientando a importância do encontro para os aposentados rurais, como momento não só de lazer e confraternização, mas também para receber informações importantes a respeito das questões que envolvem a categoria.
 
O vice-prefeito Bruno Hesse destacou a importância do aposentado para a economia. “Em Santo Ângelo são 13 mil pessoas com idade superior a 60 anos e no Brasil, até 2039, os idosos representarão 50% da população. Sendo assim, é necessária uma preocupação maior dos governos com essas pessoas no desenvolvimento de ações que permitam uma melhor qualidade de vida”. Sobre os aposentados rurais, Hesse lembrou que boa parte deles segue em suas propriedades, trabalhando e gerando renda. “O agronegócio é responsável por 40% do PIB nacional e temos potencial para aumentar a nossa produtividade. Os aposentados deram e continuam dando a sua contribuição, se não com o trabalho direto, mas com a experiência, com o conhecimento para orientar as novas gerações”.
 
 
Daniel Casarin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, citou que Santo Ângelo possui 4,6 mil aposentados rurais e destes, 650 seguem contribuindo com a entidade. “Eles entendem a valorização que o STR dá a eles. E o Sindicato precisa se manter fortalecido para seguir, junto com Fetag e Contag, lutando pela manutenção dos direitos conquistados. Por enquanto, em termos de Reforma da Previdência, estamos conseguindo”.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso (COMID), Maria de Fátima Ribeiro, falou das ações que são desenvolvidas para a valorização dos idosos em Santo Ângelo e da construção de políticas públicas para os mesmos.
 
 
Ainda na parte da manhã, a assistente social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Diana Ceolin, e a psicóloga Lutiane Godói, da Fetag, palestraram. Depois do almoço, foi realizado sorteio de brindes e sarau dançante.

O evento integrou a Semana Municipal do Idoso. 

Fonte: Assessoria de Imprensa-PMSA