terça-feira, 30 de abril de 2024
Publicado em 12/04/2024 às 16:20

Uri Santo Ângelo inova com a aprovação do 5º Projeto Pet pelo Ministério da Saúde

Uri Santo Ângelo inova com a aprovação do 5º Projeto Pet pelo Ministério da Saúde

Em uma conquista notável, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Santo Ângelo, confirma a aprovação de seu quinto projeto PET (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde), uma iniciativa que coloca a instituição em destaque no cenário educacional brasileiro.

Este feito notável foi alcançado através da colaboração entre os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Psicologia, Ciências Sociais Aplicadas da Arquitetura e Urbanismo, e Direito, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Uma Competição de Alto Nível

A aprovação veio após um rigoroso processo de seleção que envolveu universidades de todo o Brasil, com a URI superando instituições tradicionais do estado graças ao seu projeto inovador. O programa PET-Saúde: Equidade, coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, terá duração de dois anos, de maio de 2024 a abril de 2026.

Objetivos e Impactos do Projeto

O PET Saúde visa a integração ensino-serviço-comunidade, com foco especial na equidade, abordando temáticas como gênero, sexualidade, raça, etnia, e atenção às pessoas com deficiências. O projeto não apenas busca qualificar os profissionais da saúde em serviço, mas também preparar os estudantes para as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a produção de conhecimento e pesquisa.

Oportunidades para Estudantes

O projeto oferecerá 40 bolsas para estudantes dos cursos envolvidos, que serão inseridos no serviço público de saúde, visando aprimorar o processo de ensino, pesquisa e aprendizagem. Os bolsistas serão guiados por tutores e preceptores, incluindo profissionais como enfermeiros, farmacêuticos, educadores físicos, médicos e psicólogos.

Processo Seletivo

As inscrições para o processo seletivo dos bolsistas estarão abertas até segunda-feira dia 15 de abril, podendo ser realizadas nas secretarias dos prédios 3, 13 e 18. As atividades estão previstas para começar em maio de 2024. Para mais informações, os interessados podem acessar o link fornecido pela universidade.

Este projeto não apenas reafirma o compromisso da URI – Campus Santo Ângelo com a excelência educacional e a inovação, mas também contribui significativamente para a saúde pública da região, alinhando as necessidades do SUS com a formação de futuros profissionais da área.

Para mais detalhes sobre o processo seletivo e o projeto, visite: https://san.uri.br/sites/site_novo/?page_id=706.



Compartilhe essa notícia: